consultorio psicologia florianopolis terapia casal individual familiar
 
psicoterapia florianopolis clinica psicologa

Terapia Familiar


algumas reflexões

Sintomas

A interação entre os componentes da família gera seu jeito típico e, nos momentos não desejados, alguns sintomas. Quando um determinado modo "familiar" está de tal forma consolidado que seus integrantes estão adoecendo e/ou não conseguem seguir seus caminhos de forma saudável, a terapia familiar pode ser uma alternativa.
O início da terapia familiar geralmente se dá por uma demanda externa e os sintomas familiares típicos estão ligados a dificuldade de comunicação pais/filhos, que acabam por refletir nos comportamentos da criança/jovem na escola. O adoecimento de um de seus membros (alcoolismo, drogadicção etc) também constitui um fator que motiva a família a buscar terapia. E, também, a reconstituição familiar de como a vinda de um filho num segundo casamento possa estar gerando inseguranças nos filhos do primeiro casamento.
Uma questão que aparece com relativa frequência seria na determinação se o caso é de terapia de casal ou familiar. A própria dúvida já pode ser um indicativo que iniciar com o casal possa ser mais producente e envolver os filhos de forma progressiva. No caso dos pais serem separados, salvo raras exceções em que o ex casal apresenta uma ótima relação e os filhos um bom discernimento quanto a separação, as sessões são realizadas alternando os filhos com cada um dos pais.

Conflito de gerações


Para falar sobre a eterna repetição dos problemas nos conflitos entre as gerações, um médico inglês começou sua conferência citando quatro frases:
1) "Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."

2) "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.

3) "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4) "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
Após ter lido as quatro citações, conversou um pouco com a platéia e comentou o quão satisfeito estava com a concordância de todos. Então, revelou a origem delas:
1) A primeira é de Sócrates aprox. 420 a.C .,
2) A segunda é de Hesíodo, 720 a.C.,
3) A terceira é de um sacerdote aprox. do ano 2000 a.C. e
4) A quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (Atual Bagdá) e tem mais de 4000 anos.


non scholae, sed vitae discimus ( trad: não é para a escola, mas para a vida que aprendemos )
psicologia familiar florianópolis psicóloga

Temas em terapia familiar

Mudanças na família

Processo de separação

Limites

Tecnologia

Drogas


Violência intra-familiar




psicologia psicologa e psicoterapia
Terapia Familiar

título:
Terapia familiar
autor:
url:
modif.:
19 January 2017
resumo:
Textos sobre terapia familiar sistêmica. Atendimento do psicólogo em casos de conflito, filhos com problemas em casa e na escola, entrada na adolescencia.
ajuda   |   busca no site   |   contato   |   termos de uso   |   imprensa   |   usuários   |   usuários   |   home
Florianópolis - Santa Catarina - Consultório (48)  3025 5699