Algumas definições ligadas à psicologia
Nas ciências humanas a maioria dos termos apresentam nuanças, conforme a matriz de conhecimentos que opera como pano de fundo de um determinado discurso. Portanto, a tentativa de definir um sentido é invariavelmente: ideológico, incompleto e dinâmico.
Insight
insight é o instante que transforma um sonho num fato >; para ver e pensar ...
Psicólogo
Profissional formado numa universidade no curso de psicologia.
Psicologia
Ciência que estuda e trata dos estados e processos mentais, o termo psicologia data do século XVI "parte da filosofia que trata da alma". No século XX a psicologia expandiu esta idéia de "algo" eminentemente dentro do sujeito e, como ciência, passou a estudar fenômenos individuais, grupais e sociais, como: hábitos, comportamentos, organizações (escritórios, fábricas, hospitais, etc), relacionamentos e também a subjetividade e suas características.
Terapeuta
O profissional que cuida ou trata.
Psicoterapeuta
É o profissional que aplica a psicologia clínica ou psicoterapia, ou seja, o conjunto de técnicas reconhecidas na comunidade científica para o tratamento, cuidado ou atendimento de doenças e problemas psíquicos.
A distinção entre Terapia e Psicoterapia fica para uma outra oportunidade.
Na contramão das definições
Sobre definições de palavras, gosto da idéia que me foi passada por um psicanalista e pesquisador:
"... o importante na psicoterapia é o significante e não o significado ..."
Neste contexto pode-se compreender significante como a impressão psíquica e as emoções associadas a uma determinada palavra. Esta rica frase exprime um pouco da relação e do processo terapêutico, como o gratificante redescobrir novas formas e emoções a serem associadas à determinados fatos e palavras
Referências bibliográficas
AMERICAN Heritage Dictionary. v. 3.5, California: Softkey, 1994. (CD-ROM)MIERMONT, Jacques. Dicionário de terapias familiares: teoria e prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.
ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, M. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
SOAR FILHO, Ercy. Para que terapia?: estudo interdisciplinar sobre o self contemporâneo. Florianópolis, 2005. Tese (Doutorado Interdisciplinar), Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.