A terapia
Na complexidade do self e das relações,
a psicoterapia emerge como uma bússola
que nos auxilia a navegar pela vida.
a.m.
a psicoterapia emerge como uma bússola
que nos auxilia a navegar pela vida.
a.m.
A terapia é um campo de integração, de compreensão, de diversos saberes, pois a complexidade da condição humana (ou da nossa complexidade) se revela até nas frases mais simples. A terapia demanda um "ambiente/local" formando um tempo-espaço que propicia a reflexão de vários aspectos de nossa identidade (self) e dos inevitáveis enfrentamentos com esta sociedade, que nos circunda e permeia.
A relação terapeuta-paciente (vice-versa) é uma construção lenta e dista do discurso de instantaneidade, que permeia esses nossos tumultuados dias. Justamente é essa base segura que facilita a reflexão, para a mudança. Neste processo revermos as nossas necessidades de defesa, relações e sonhos, por vezes adormecidos. E, sim, por vezes difere da intenção inicial, certamente que a "aprendizagem", a "compreensão dos conflitos", o "autoconhecimento", a "aceitação" são palavras típicas num processo terapeutico, até mesmo "aceitar que não pode aceitar mais determinadas situações".
Quando o paciente é um casal, há uma conjunção de características pessoais que favorecem ou tumultuam a relação conjugal. A modifição das interações se mostram adequadas e promissoras, quando cada um compromete-se em e frear e rever seus "pequenos monstros". Os bons resultados estão ligados a um fluxo externo-interno, no qual novas habilidades favorecem novas emoções e "insights".
As técnicas que prometem soluções rápidas (tipo os treinamentos relâmpago), podem servir como início para algo mais "reflexivo e profundo", mas dependerão do comprometimento e perseverança do indivíduo, muitos preferem a superficialidade. Cada em seu tempo, história, possibilidades e impossibilidades...
Todos nós somos frutos das interações sociais e de como as internalizamos, e certamente as propostas de protagonizarmos mudanças em qualquer instância é desafiadora e gera uma outra postura frente à "vida"... essa e outras, são características que ocupam a terapia.
>> Alguns indicadores relacionais
>> Qual terapia escolher?