Aspectos do Alcoolismo

Há uma grande disponibilidade de informações sobre os problemas físicos, psíquicos e sociais que envolvem a ingesta de bebidas alcoólicas. Contudo, é oportuno lembrar que o alcoolismo se instala devagar, do almoço em família às requintadas degustações
... há muitas situações sociais de estímulo ao uso e abuso de substâncias alcoólicas
... há poucas situações sociais de desestímulo ao uso e abuso de substâncias alcoólicas.
Fique alerta para os sinais
- Festa sem bebida não tem graça, precisa da bebida para curtir.
- O copo vazio é prontamente reposto.
- Ausência de dor de cabeça ou mal-estar após beber um pouco a mais.
- Os "amigos" lhe dizem "você sabe beber, você é forte!!"
- Você chega em casa pensando na bebida que vai tomar e sabe "de cor e salteado" os locais e preços das bebidas em sua região.
Os sinais acima significam que:
"o alcoolismo fisico-psiquico-social esta se instalando!!!"
Durante o consumo
Intercalar copos d'água não anula os efeitos deletérios do álcool sobre o organismo, somente ameniza um dos muitos problemas, a desidratação provocada pelo álcool.Dose
Falar em dosagem é temerário, pois:a) os principais efeitos negativos são em sua maioria "silenciosos" aparecem a médio prazo (alguns anos) e
b) o controle da dose ingerida depende do discernimento do próprio sujeito, que ingere uma bebida cujo principal efeito é esmaecer o discernimento ... ou seja, após o primeiro copo vem o segundo, terceiro, quarto...
b) o controle da dose ingerida depende do discernimento do próprio sujeito, que ingere uma bebida cujo principal efeito é esmaecer o discernimento ... ou seja, após o primeiro copo vem o segundo, terceiro, quarto...
Existe dose diária benéfica de vinho?
Não, não existe dose segura e/ou benéfica de qualquer bebida alcoólica.Somente vinhos tintos não filtrados, os que tem borra, é que possuem polifenólicos significativos. Entretanto, os danos metabólicos, disbiose e problemas nutricionais gerados pelo álcool, são muito maiores que qualquer benefício do resveratrol contido em qualquer vinho. Já pensou que qualquer pequeno cacho de uvas seria muito, mas muito, mais saudável?!
5 nãos e 1 sim
Não ser "forte" e passar mal é ótimo, significa que teu corpo ainda consegue lutar contra o álcool. Quando o corpo se cala é quando os problemas começam! As tolerâncias às bebidas (ou a qualquer químico nocivo) significa que o corpo já mudou um pouco ... um primeiro passo para a dependência.Não ter sintomas, não significa que está tudo bem! O problema mais conhecido é a cirrose, o fim de linha hepático (fígado). Mas muito antes, logo nas primeiras intoxicações, os também silenciosos problemas metabólicos e nutrucionais, já alteram o corpo. anos ... décadas ... a conta chega!
Não confunda a capacidade de metabolização, ou seja o quanto fígado consegue processar de álcool por hora ou por dia, com o álcool ser bom e/ou aceito pelo teu corpo ... teu corpo faria o mesmo trabalho com qualquer outro veneno, a diferença está na velocidade do dano!
Não se autoengane, o consumo exporádico de altas dosagens pode ser tão deletério quanto o consumo frequente de baixas dosagens. Uma das formas que este autoengano se sustenta, é nas histórias sobre "um velhinho conhecido de um amigo", que bebeu a vida toda e era forte. Tal narrativa tenta induzir o ouvinte que a bebida alcoólica é inócua e auxilia na longevidade, o que é um erro.
Não tem qualquer vantagem corporal, o álcool é tóxico, é carciogênico, e o álcool interfere nos processos de armazenamento de vitaminas e nutrientes. Um dentre muitos exemplos: um alcoolista pode comer carne todos os dias e mesmo assim ter falta de B12!
Sim, o álcool ajuda a relaxar e a socializar. O preço? "a tua saúde"!
Números
Conta basiquinha, sem catástrofes, sem acidentes, considerando somente "o porre em si":Se um bebedor toma um porre por semana e demora metade do dia seguinte para se recompor, essa pessoa deixa de aproveitar 26 dias por ano.
e você ... alguma ressaca já consumiu uma manhã tua?!
Comece agora
- Seja seu próprio dono*... é você que determina se vai beber... nunca o hábito, a situação ou os "tais amigos".- Saber beber significa não deixar que a situação social ou momento lhe induza.
- Se uma pessoa bebe, trabalha e é ativa ... imagine o quão mais essa pessoa poderia ser ... pois o álcool desvia, qualquer um, da melhor versão de si mesmo!
- Grandes caminhadas são iniciadas com pequenos passos... idéia é intercalar dias com álcool e dias sem álcool. Inicie intercalando 1 dia sem álcool e vá aumentando até chegar a um mês sem álcool. Para tal "dificulte" o acesso a bebida, faça com que o impulso e a vontade de beber demande tempo e esforço, mude os locais habituais que você frequenta, ganhe distância dos tais "amigos" e, mais importante, inicie alguma atividade que faça você ter orgulho de você mesmo!
cuide-se ... ame-se!
Alguns textos sobre o tema
* "não ser dono de si" > Adicto, do latim addictus - vinculado ao seu credor, como devedor insolvável, por extensão: submisso, escravizado.